quinta-feira, 12 de abril de 2012

IDOLATRIA DENTRO DAS IGREJAS ( PARTE I)



A Paz do Senhor Jesus Cristo a todos,

Relembrando: na mensagem anterior (A IGREJA), foi transmitido que a verdadeira Igreja (Fiel) é santificada – isto é, separada do mundo e unida a Jesus, que é a sua cabeça - , é purificada, é guardada e é glorificada. A Igreja é a comunidade que reconhece o Senhor Jesus Cristo como o seu Único Senhor e Salvador. É o conjunto dos fiéis ligados pela mesma fé no Senhor Jesus Cristo. A Igreja é o lugar de comunhão com Deus. A Igreja é o lugar onde Deus se faz presente. A Igreja é a propriedade de Deus. A Igreja faz parte do Reino de Deus. A Igreja é o lugar onde se ministra os ensinamentos de Cristo.  É o corpo de Cristo. É a união de membros que possuem um único objetivo: herdar a salvação em Cristo Jesus. É o local de salvação, de amor, de louvor e de adoração, de inclusão, de ensino, de proteção, de solidariedade, de cura e de libertação, de restauração, de reconciliação, de perdão, etc. A Igreja Fiel ouve a voz do Espírito Santo, vive os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo, transmiti o Evangelho do Reino e aguarda a vinda do Senhor Jesus Cristo.

         Começando...

 

Hoje falaremos a respeito da idolatria dentro das igrejas. Era inicialmente para ser uma mensagem, mas pela relevância do tema, tornou-se um estudo.

Este estudo surgiu fruto da revelação do Espírito Santo! Buscávamos a respeito das características doutrinárias que Deus delinearia para a nossa Igreja, Evangelho do Reino. Foi quando Deus nos revelou o seguinte: NÃO QUERO IDOLATRIA EM VOSSO MEIO! Portanto, este estudo é o inicio de nossa busca para cumprir o que Deus determinou para o nosso Ministério. Tenho certeza que será útil a todos.

Meus Queridos este assunto é bastante sério! É um assunto de vida ou morte! Por isso, peço a Deus que os seus olhos possam ser abertos neste momento, e que Ele possa lhe proporcionar, através do Espírito Santo, toda a compreensão necessária deste tema, pois isto pode representar a garantia de sua vida para toda a eternidade! Faço a mesma oração de Paulo em Efésios 5:14: “Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará”. Espero que o Senhor Jesus possa abrir os teus olhos, e iluminar os teus caminhos, para que Você tenha a percepção da Verdade (Cristo é a verdade!). Em nome de Jesus, amém!

Antes de tratar do tema idolatria, gostaria que Você desse uma lida neste texto a seguir:

Mateus 7:21, 22 e 23 – “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor”! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.

Esta é palavra do Senhor Jesus no sermão do monte, que deve servir de alerta a todos os cristãos: não basta tão somente viver ao Seu serviço, mas é necessário fazer a vontade do Pai!

E qual é a vontade do Pai?

O Senhor Jesus disse o seguinte:

·JOÃO 6:40“Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia”.

Ao ler superficialmente este versículo, de pronto, se extrai a idéia de que é necessário “crer no Filho (Jesus)”, não é verdade? Mas não é apenas crer. Os ateus, por exemplo, dizem que são “ateus graças a deus!”. E satanás para tentar o Senhor Jesus, se utilizou das Escrituras Sagradas. Tiago disse que os demônios crêem e estremecem (Tg 2:19). A grande maioria das pessoas diz que crêem em Jesus.
Mas para crer em Jesus, é preciso primeiramente VÊ-LO (... o Filho e crê...)! E eu te pergunto: Você consegue ver a Jesus? Não me refiro a um jesus da cruz pendurado na parede, ou dos filmes, ou aqueles estampados nas camisetas, nos carros, nos chaveiros, cantado nas músicas, representado pelas pessoas em determinados feriados, etc. Não, não! Estou me referindo ao Jesus Filho de Deus, Ressurreto, Vencedor (o primeiro a vencer a morte, e morte de cruz), Salvador, Emanuel (Deus conosco), Rei dos reis e Senhor dos senhores, Deus Zeloso, Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz e aquele que é o Noivo, e que em breve virá buscar a sua Noiva amada (a Igreja Fiel), e que Reinará Eternamente! Aleluias!

Fiz esta pergunta, não para ser respondida, mas para uma profunda reflexão em sua mente!

Voltando ao texto de Mateus 7 (que considero tão relevante que às vezes me assusto devido a sua profundidade e seriedade), peço a Você que reflita comigo: imagine uma pessoa, um cristão (aquele que crê em Jesus), que dedica sua vida às suas atividades seculares e ao serviço de uma determinada igreja. Este pensa que está fazendo tudo certo, pois sua vontade é fazer as coisas dedicadas a Jesus da sua melhor forma possível. Na sua igreja, desenvolve diversas atividades com muita criatividade, pois sua intenção é enchê-la de pessoas. Lá, na sua igreja, também há profecia, expulsão de demônios e operação de milagres. Ele considera sua igreja muito abençoada. Aparentemente, tudo muito bem.  E assim ele vai vivendo. Depois de um determinado tempo, passando-se os anos, já na sua farta idade, veio a falecer. Bem, todas as coisas se passaram, chegou o julgamento! Este homem diz: “Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?” E ele ouve do Senhor Jesus: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.

Agora peço que façam outra profunda reflexão!

Com este exemplo, quero demonstrar a Você, que é necessário não apenas crer em Jesus! Não é apenas fazer as “obras” em nome de Jesus! Ou dedicar parte da sua vida a Jesus. O que Ele quer realmente é que façamos todas as coisas segundo a Vontade do Pai!

Novamente: qual é a vontade do Pai?

O Senhor Jesus em determinada oportunidade contou uma parábola a respeito de dois filhos. Ele falou o seguinte:

Um homem tinha dois filhos, e, chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi. Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. (...)

         O ponto central desta narrativa é a questão da obediência. O Pai falou com um dos seus filhos, e este se comprometeu com o seu Pai, mas depois não cumpriu a sua palavra. O segundo filho recusou o chamado do Pai, mas depois arrependido, obedeceu, cumprindo a vontade de seu Pai.

         A OBEDIÊNCIA À VONTADE DO PAI É A GARANTIA DE UMA VIDA ETERNA COM ELE!

         Preste atenção: quando Deus manda o profeta Samuel repreender ao Rei Saul, em função de sua desobediência às orientações do Senhor, Samuel disse a Saul o seguinte:

I Samuel 15:22,23 – “Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros.
Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniqüidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei”.
        
Bem, no texto citado, há a comparação da desobediência com a idolatria. Ou seja, desobedecer à vontade de Deus é o mesmo que adorar ídolos. Portanto, isto quer dizer, que estas faltas não são toleradas por Deus!

E é por essa razão que falaremos a respeito DA IDOLATRIA DENTRO DAS IGREJAS.



DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!

Bem, vamos às perguntas a respeito do tema: idolatria dentro das igrejas.


1- PORQUE DEVEMOS TER CONHECIMENTO DO PRESENTE TEMA?
Resposta: Antes de tudo, devemos entender o que é Verdadeiro. O ídolo e a idolatria são engano e mentira, e leva as pessoas a se afastarem do verdadeiro Deus. Leia:
I João 5:20 – “Sabemos também que já veio o Filho de Deus, e nos deu entendimento para conhecermos aquele que é verdadeiro; e nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”.

Em segundo lugar, há uma ordenança de Deus, para que não adoremos a nenhum outro deus:

·ÊXODO 34:14 – “(porque não adorarás a nenhum outro deus; pois o Senhor, cujo nome é Zeloso, é Deus zeloso),”.

         E em terceiro lugar, o Senhor Deus tem procurado os seus verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Veja:

Jo 4:23, 24 – “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem .Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


2- PORQUE DEVEMOS SABER DISTINGUIR AQUILO QUE É DE DEUS E AQUILO QUE NÃO É?
Resposta: Nós como Igreja de Cristo, fomos chamados para sermos separados do mundo. E sabemos que o mundo jaz no maligno. Leia:
I João 5:19 – “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno”.

Para estarmos separados, devemos ter o devido discernimento das coisas que agradam ou não a Deus.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!


3- O QUE É A IDOLATRIA?
Resposta: Culto prestado a ídolos. Adoração de ídolos. Amor excessivo a algo ou alguém.

ATENÇÃO: A idolatria não se reduz apenas a uma imagem, mas tudo que de alguma maneira alguém possa aplicar a sua “crença” em algo material e imaterial, e fazendo assim, esta crença ocupe o lugar de Deus em sua vida. Por exemplo: objetos de qualquer natureza, figuras, símbolos, pinturas, quadros, fitas, pulseiras, correntes, brincos, anéis, e quaisquer outras coisas confeccionadas  pelas mãos humanas, ao qual se devota alguma crença ou confiança e não exclusivamente em DEUS.
Há também aqueles que desejam serem louvados, por intermédio do dinheiro, do poder, da fama, do sucesso, do glamour, da luxúria, da soberba da vida e outros desejos e sentimentos que possam afastar a pessoa da presença de Deus, são exemplos de idolatria.

Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!

4- O QUE É O ÍDOLO?
Resposta: É qualquer deus, objeto ou busca além daqueles direcionados pela vontade revelada de Deus e pelo caminho declarado em seu Filho é um ídolo. Estátua ou simples objeto cultuado como deus, deusa ou santos. Imagem material. Objeto no qual se julga habitar um espírito, e por isso é venerado. O ídolo é a representação de uma divindade, objeto de paixão, veneração e de amor. Pessoa (ou algo) a quem (ou a que) se tributa respeito ou afeto excessivo.
Numa época materialista não faltam ídolos “de pedra e madeira” e imateriais: figuras-símbolos, figas, patuás, figuras, imagens de ouro, prata, pau, pedra, gesso, barro de qualquer objeto, dinheiro, fama, bebida, droga, sexo, orgulho, auto-louvor, coisas semelhantes a estas que tenham algum vínculo de crença e confiança espiritual, e que tomem o lugar de Deus em nosso coração.
Replay: DEUS NÃO TOLERA NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário